Interior de SP: Itirapina, Itaqueri da Serra e Brotas

Sexta-Feira. 17hs. Mais uma semana chega ao fim e uma frase que não sai da cabeça: “Bem que eu podia fazer algo diferente neste fim de semana!”. Está cansado dos finais de semana em sua cidade? Que tal conhecer a nossa região? Sabia que ela nos oferece atrativos incríveis e que para conhecê-los basta um fim de semana disponível e um pouco de vontade? E o melhor? Gasta-se pouco, mas diverte-se bastante! Essa é a proposta desta coluna, oferecer roteiros de fácil realização, enriquecidos com fotos, links, mapas e tabelas, que expõem as informações necessárias como preços, horários e disponibilidade de vagas, além de dicas sobre os locais.
Como estréia, foi escolhida a tão comentada cidade de Brotas. A capital dos esportes de aventura já não é mais, há um bom tempo, exclusiva dos profissionais de Rappel, Rafting, etc. As atividades, como se sabe, são praticadas por famílias, casais, crianças e até a turma da velha guarda. Uma multidão de jovens invade a cidade a cada feriado à procura de aventura, sossego ou diversão. Abaixo, seguem algumas sugestões para você encontrar aquilo que procura!

AVENTURA: Pela rodovia Prof. Ulysses Guimarães, na Serra do Itaqueri fica a Fazenda Saltão. A entrada custa, normalmente, $5,00 por pessoa e $15 por carro. Portanto, apareça por lá com o carro lotado! Logo na entrada você encontra funcionários da fazenda que podem lhe dar algumas informações. Para quem procura uma aventura light, sugiro uma descida pela trilha até a cachoeira do Saltão. Essa descida não é cobrada (somente para aqueles que desejam descer o Saltão pelas cordas) e é bem legal. É interessante descer também com trajes de banho, pois é irresistível dar um mergulho no poço da cachoeira depois da descida. Se ainda houver fôlego e disposição, pode-se seguir a trilha para as cachoeiras da Ferradura e Manoelita. É uma trilha rápida e fácil, pois ela começa seguindo o curso do rio.

Para uma aventura com um pouco mais de adrenalina, é legal encarar uma descida de 70 metros pelas cordas, na cachoeira do Saltão ou outra não tão alta, mais nem por isso menos atraente, a cachoeira da Ferradura. Mas, para praticar o Canyoning (descer a cachoeira pelas cordas) é preciso contratar os serviços da fazenda. Ela aluga o equipamento e também consegue um guia. É indispensável a presença deles e a descida custa uns $40. Além das sugeridas, existem infinitas outras formas de se aventurar em Brotas. Trekking (caminhadas em meio à natureza) em trilhas magníficas, descidas em cachoeiras, Rafting ou Bóiacross no Jacaré-Pepira (rio que atravessa a cidade, a estrela do local), verticália (contra-indicada para quem sofre de acrofobia) ou Cross country (que une trekking e Mountain Bike) são alternativas que qualquer um que tenha apetite por emoção pode experimentar. Eu recomendo!

SOSSEGO: Além da Fazenda Saltão citada acima, ainda na Serra do Itaqueri encontra-se a Fazenda das Palmeiras. Na alta temporada (férias e feriados) o camping é dominado por turistas. Porém, durante os finais de semana convencionais, a fazenda é um lugar excelente para o repouso, em ambiente bem família. Não é cobrada a entrada, somente para praticar as atividades oferecidas (Cavalgada, Canyoning, Camping, Trekking). Além das atividades e da hospedagem, também servem almoço (comida típica da Fazenda, com direito a fogão à lenha e preço amigável). Para uma trilha tranqüila, sugiro a descida até a cachoeira das Borboletas. A queda é de altura humilde, mas a paisagem compensa bastante. A trilha também tem belas paisagens, exclusivas do Alto da Serra do Itaqueri.

A cidade oferece inúmeras pousadas e hotéis fazenda, perfeitos para quem busca alguns dias de descanso absoluto em meio à natureza. Para mais opções, visitem a secretaria de Turismo de Brotas, situada à agitada avenida Mario Pinotti.

About these ads

3 Comentários

Arquivado em Viaje+

3 Respostas para “Interior de SP: Itirapina, Itaqueri da Serra e Brotas

  1. Tatiana

    Meu nome é Tatiana Shargorodsky,trabalho no clube Hebraica de São Paulo,são 30 mil sócios,é o clube da comunidade Judaica
    http://www.hebraica.org.br
    Gostaria de levar um grupo para o hotel
    Entrem em contato 38188822/8874

  2. Roberto Magalhães

    passei um email,ate agora não tive resposta???
    passar o dia de final de semana 40 pessoas,o valor de cada pessoa, para usar piscina, cachoeiras,e para acampar 2 dias qual o valor para cada pessoa
    fico no aguardo.
    obrigado Roberto

  3. Juliana

    As duas fazendas acima citadas (Fazenda Palmeiras e Saltão) não ficam em Brotas, ambas estão localizadas no distrito de Itaqueri da Serra, municipio de Itirapina e fazem parte da Serra do Itaqueri. E realmente são dois lugares maravilhosos pra ir visitar :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s